sábado, 7 de agosto de 2010

Exercício

Iniciarei, hoje, aqui e agora, uma série de posts sobre as 5 palavras que eu mais odeio (ou, pra ser mais específico, que representam as 5 coisas que eu mais odeio). Começarei da 5ª e seguirei em ordem crescente, até o ápice final e extasiante de minha inútil e delirante revolta.

Com vocês, a quinta palavra que eu mais odeio:

Exercício

e.xer.cí.cio

sm (lat exercitiu) 1 Ato de exercitar ou exercer. 2 Qualquer atividade efetuada ou praticada com o fim de desenvolver ou melhorar um poder ou habilidade específicos. 3 Atividade corporal com o fim de desenvolver e manter a aptidão física. 4 Ação ou série de ações corporais, ideadas e prescritas para prática regular ou repetida como meio de ganhar força, destreza, agilidade ou competência geral em algum campo de atividade.

Eu odeio, mais especificamente, nos sentidos 3 e 4, de 'exercício físico'.
"Nossa, mas exercício é tão bom, faz bem pra saúde, libera serotonina e dopamina no sangue, te deixa magro e bombado! Por que você não gosta, maldito filisteu?", vocês me perguntam?
E eu respondo: porque eu sou um maldito sedentário preguiçoso que não engorda por nada.
A principal motivação que as pessoas têm pra fazerem exercícios é emagrecerem e se manterem no padrão estético da sociedade normal.
Quando você não precisa fazer absolutamente nenhum esforço pra ficar no padrão, você perde a maior parte das motivações palpáveis e fica só com os inconvenientes do exercício. Que, à meu ver, são muitos.
Primeiramente, irei destrinchar os tipos diferentes de exercício que as pessoas fazem.
Existem, para mim, 4 categorias de exercício físico.

A primeira envolve esportes, de fato, interessantes, como, sei lá, caça de faisões, esqui ou hóquei. Traduzindo, esportes que a maioria dos pobres mortais é incapaz de praticar.

A segunda envolve esportes em grupo, como futebol, vôlei, basquete, polo aquático e coisas do gênero. Eu não gosto desses por dois motivos:
1. Tais esportes exigem, do participante, um bom desempenho individual para o sucesso do time como um todo. E eu, como qualquer pessoa que tenha visto meu avantajado físico, não tenho capacidade de me manter no nível do grupo. Portanto, quando alguma merda acontece, eu fico entre os culpados.
2.Tais esportes são competitivos. Competição, nos esportes, exige uma alta dose de raciocínio rápido, coordenação motora, grande noção espacial e uma fina sintonia com o resto do time. Coisas que não ganhei em abundância ao nascer. (Diabos, se eu tivesse muita coordenação motora e noção espacial, eu não tinha reprovado o exame de carta de motorista duas vezes!)
Pelas razões precedentes, esportes em grupo são algo que eu prefiro deixar para os outros, enquanto eu fico calmamente sentado, fingindo que estou torcendo ardentemente por um time.

A terceira categoria de exercícios físicos são aqueles praticados em uma academia ou algum lugar do gênero, como musculação e natação. Vou ser bem sincero: eu, do alto dos meus fantásticos e experientes 18 anos, nunca pus meus pés numa academia de ginástica com a intenção de fazer exercícios nela. E me orgulho disso. Para mim, se o inferno não for um playground gigante cheio de crianças, com certeza é uma academia de ginástica. Uma academia de ginástica é um gigantesco templo de culto descerebrado ao corpo, cheio de máquinas que parecem ter sido desenhadas para tortura, música ruim e gente ignóbil comparando o tamanho de seus músculos. Odiável. Simplesmente odiável.

Por fim, temos a quarta categoria de exercícios físicos, com os quais eu mais me identifico: os exercícios solitários e não-competitivos, que não precisam ser praticados em qualquer lugar especificamente. Nessa categoria enquadram-se a corrida e o ciclismo, por exemplo. Embora esses possam ser praticados em competição, a maioria das pessoas não os pratica com tal intuito. E é por serem assim, solitários e não-competitivos, que eu me identifico com eles. Apesar disso, ainda não gosto deles, pelas razões que elucidarei a seguir.

Além de todos esses inconvenientes inerentes à cada categoria de exercícios, existe ainda uma série de características inoportunas presentes em todos eles: exercícios são cansativos, te deixam sujo e suado, te dão aquela sensação característica de falta de ar e ataque cardiáco iminente, e a motivação para fazê-los é uma das commodities mais raras desse braço da galáxia. Além disso, no meu caso, em específico, eles quase sempre resultam num enjôo violento e na sensação de perda de tempo. Se bem que esses últimos são bem frequentes na minha maravilhosa existência, então eu não deveria reclamar deles nesse aspecto.
Mas eu reclamo, de qualquer maneira.

3 comentários:

  1. blog legal, porem...levante de vez em qnd durante os longos textos para fazer uns exercicios!!
    AUHEaHeuaHEahehaUHE
    zuera (Y)

    ResponderExcluir
  2. Pra mim a forma mais odiável e desprezível da palavra está do sentido 2, especificamente quando vem acompanhada de palavras como "Cálculo", "Química das Transformações" e "Biologia Celular"...

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkk Eu tô tentando criar coragem pra fazer alguns malditos exercicios de matemática e digitei: Tenho que fazer malditos exercicios e vim parar aki...kkkk devo tá chapado, ainda li essa bosta de postagem kkkkk
    Deixa eu sair daqui, kkkkkk
    Que coco!

    ResponderExcluir