domingo, 29 de agosto de 2010

Estudar

Mil perdões pela demora, cavalheiros e damas. Estava caçando patos.

estudar (v. tr.)
1. Frequentar as aulas de.
2. Fazer o possível para conhecer ou compreender.
3. Analisar atentamente.

Aaah, o estudo. Admito, é uma atividade tão nobre, tão bela. Uma das poucas características que se salva no poço de nojeira que é o ser humano.
Se é assim por que eu o odeio?
Pra quem, assim como eu, já percebeu que esse texto não vai dar em nada, vou falar as 3 principais razões e vocês podem ir embora.

1.Estudar é frustrante.
2.Estudar é inútil.
3. Estudar me priva do ócio.

Pra quem quer continuar perdendo tempo, aí vão as explicações:

1. Estudar é frustrante.
Vou admitir, quando eu estudo e as coisas dão certo, eu até sinto uma certa alegria, até consigo sentir o prazer de ter o conhecimento fazendo o seu ninho no meu cérebro.
O problema é que o estudo só dá certo uma vez a cada 5 alinhamentos planetários. No resto do tempo, dá tudo errado: a conta não dá certo, se dá certo, a resposta não bate com o gabarito, e se bate, é porque você desistiu e viu a resolução em algum lugar.
Isso tira o ânimo de estudar de qualquer um. Afinal, qual é a sua vontade de fazer alguma coisa quando você sabe que ela vai dar miseravelmente errado?
Aí temos o próximo problema: descobrir porque você errou. Ou seja, após ter a frustração de ver que seu exercício, resolvido com tanto amor e carinho, está completamente errado, você precisa destrinchá-lo, procurando onde exatamente você fez merda. Aí vem o problema: o seu cérebro é completamente imparcial. Ele vai teimar ao máximo em admitir que você errou. Ele sempre vai tentar botar a culpa em outra coisa. Então, após cinco minutos procurando um erro, você chega a conclusão óbvia e ululante: o gabarito tá errado.
Ah, quem dera o mundo fosse tão simples...

2. Estudar é inútil.
Nem quase todo estudo é inútil, mas a maioria é. Basicamente, se todo o esforço e frustração mencionados no último item tivessem uma finalidade óbvia e uma aplicação imediata e útil, seria tudo válido e você não reclamaria em fazê-lo. Porém, a utilidade dos tópicos estudados costuma se esconder desesperadamente. Isso quando ela existe. Por isso, a pergunta mais proferida por estudantes do mundo todo, dia após dia, é sempre:
"Pra que serve isso?"
Claramente, qualquer motivação que você tenha em estudar, digamos, números complexos, não sobrevive ao fato de que a utilidade deles é nula.

3. Estudar me priva do ócio.
Essa é, obviamente, a principal razão para eu não gostar de estudar. O maior defeito do estudo não é ser frustrante ou inútil, mas sim me fazer acordar antes das 11h da manhã.
Como vocês todos sabem, espero, eu sou um profundo apreciador de todas as atividades que não exijam gasto de energia. Entre essas, a mais nobre, fantástica e suprema é o sono. Quando algo me priva do sono, eu sigo meus básicos instintos animais e passo a odia-la. Ocorre exatamente isso com o estudo (por favor, desconsideremos o fato de que eu durmo na aula). O estudo me faz acordar cedo, sair de casa e me locomover para fazer algo inutil e frustrante. Se o estudo não existisse, eu seria um feliz e alegre urso pardo em estado constante de hibernação.
Como diz meu pai, a única coisa que eu faço da vida é estudar. Portanto, se eu não estudasse, eu não faria nada, e viveria uma bela e utópica vida de vadiagem até o dia em que eu morresse de inanição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário