terça-feira, 18 de maio de 2010

Roupas

Pauta do mimimi aleatório de hoje: comprar roupas e como isso me irrita profundamente.

Odeio comprar roupas. OK, eu sei que sou chato e tal, mas se tem um momento da minha vida que eu devo ficar insuportavel é quando vou comprar roupa. Vamos estudar o cronograma da compra de uma simples camiseta:

Eu entro na loja. Uma música moderna, muito provavelmente da beyonce ou alguma música aleatória da balada, está tocando no alto falante. Antes mesmo de eu inspirar a primeira lufada de ar saturado de oxigênio que eles colocam pra aumentar nossa sensação de euforia e induzir a compras instintivas, uma mulher jovem, absolutamente comum, se aproxima com um sorriso e faz a fatídica pergunta:
"Posso ajudar?"
Sim, por favor. Tenho relatório pra fazer, você faz pra mim?
"Sim, gostaria de comprar uma camiseta."
E pronto. Nesse instante, você acabou de dar à vendedora permissão para que ela despeje a loja inteira em cima de você. E acredite, ela vai fazer isso.
Dez segundos depois, eu estou frente a frente com uma pilha de, pelo menos, 72 camisetas, crescendo exponencialmente. Depois que a vendedora colocou entre eu e ela um pequeno Kilimanjaro de camisetas extremamente parecidas, eu garimpo algumas e as levo para o provador.
Aqui começa a via crucis da compra de roupa: determinar, em 20 segundos de prova, se uma camiseta vai ser confortável o suficiente para você usar por um dia inteiro, por vários dias da sua vida.

Como eu sou extremamente chato, ela nunca é.

Primeiramente, tem a gola. Ela sempre é apertada demais. Quero usar uma camiseta, não quero ser enforcado, diabos!
Temos tambem o fenômeno da gola em V. Uma vez uma vendedora me ofereceu camisetas com gola em V. Eu ri na cara dela.
Depois tem a manga. Todas as camisetas vendidas atualmente tem manga curta, para que você mostre a todos seu muque trabalhado. No mundo atual, é aparentemente subentendido que qualquer ser humano é bombado. Eu, por ironia do destino, não sou. Ou seja, tenho q achar uma camiseta com manga relativamente longa. Isso é muito mais dificil do que parece.
Por fim, temos o problema da estampa. Etampas de camiseta são a coisa mais absolutamente sem criatividade do mundo. Elas são tão comuns que são praicamente uma ciência. Basicamente, elas existem em 3 variações:
-Camisetas brancas: A estampa terá desenhos de relâmpagos, carros ou surf. Muito provavelmente, os três juntos.
-Camisetas coloridas, em geral: A estampa será composta por dizeres aleatórios em inglês, contendo, obrigatoriamente, uma ou mais das seguintes palavras: "Surf, skate, fatal, relax, beach, car, thunder". Ela pode, em certos casos, possuir uma ilustração dos dizeres. Em alguns raros casos, ela é listrada com um emblema no peito. O emblema, muito provavelmente, conterá uma das palavras citadas.
-Camisetas pretas: Essas destonam da tendência 'surf / skate', provavelmente porque preto não combina com surf. Camisetas pretas, por sua vez, fazem alusão a grandes cidades ou a vida noturna, muitas vezes com as palavras "urban survival" no meio.
Como é possível ver, quem não surfa, não anda de skate, não gosta de praia nem sai a noite 5 vezes por semana fica órfão de estampa de camiseta.

E nem pense em perguntar para a vendedora se tal roupa ficou boa em você: você pode parecer um saco de pão mofado, mas ela ainda vai te elogiar loucamente.

Depois de sair do provador com algumas poucas camisetas, a vendedora começa o processo desesperado de tentar empurrar mais algumas coisas para você: uma calça, um cinto, uma camiseta com gola V, um vestido, luvas de couro de tubarão, etc... Depois de se esquivar dos inúmeros ataques dela e pagar as roupas eu saio da loja. Uma profunda sensação de alívio e uma vontade de me jogar na cama me acomete.

Odeio comprar roupas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário