domingo, 4 de julho de 2010

Contra o ateísmo

Como eu espero que vocês saibam, queridos leitores, eu sou ateu. Portanto, é com a autoridade de um ateu assumido que eu venho lhes dar um conselho:

Por favor, fujam do ateísmo.

O ateísmo é a escolha “religiosa” mais imbecil que um ser humano pode fazer.

Enumerarei aqui alguns dos motivos que tornam o ateísmo uma escolha tão estúpida:

  1. Preconceito.

Ateus são, em termos de religião, os maiores alvos de preconceito possíveis. O preconceito contra ateus é constante e antigo. Basicamente, uma pessoa religiosa consegue tolerar o fato de que você é praticante de uma religião – qualquer religião. Porém, ela é simplesmente incapaz de aceitar o fato de que você não acredita em absolutamente nada. Para uma pessoa cristã, por exemplo, é aceitável que você seja budista, que você venere Shiva, e até tolerável que você acredite em Alá. Porém, é completamente inaceitável que você seja ateu. Você pode acreditar em absolutamente qualquer coisa – um unicórnio rosa invisível, um pote de chá no espaço – mas você tem que acreditar em algo. Não acreditar em nada não é uma opção.

2. Justiça.

O mundo é um lugar muito mais bonito para um crente. Para ele, qualquer coisa errada nessa vida – morte, guerras, assassinatos, crimes – será corrigida no além, pela justiça divina. É uma questão simples: quem é bom vai pro céu. Quem é ruim, inferno.

Um ateu não tem esse privilégio. Para um ateu, não importa se você deu dinheiro aos pobres ou roubou dinheiro deles – no final, todo mundo terá o mesmo destino. Não existe justiça divina. Para um ateu, a única esperança de justiça é a justiça humana – que é exageradamente lenta, falha e incapaz. Desnecessário dizer, o mundo se torna um lugar bem mais desprezível quando você considera que um pedófilo e um missionário, no final, vão parar no mesmo lugar.

  1. Ética e moral.

Um crente não se vê preso em dilemas morais e éticos. Para um crente, a escolha é sempre simples: faça o que o livro manda. Um ateu não tem o benefício de ter uma bíblia ou um corão – um guia, onde tudo que ele precisa fazer está escrito. Para um ateu, o que ele deve fazer numa situação depende exclusivamente dele – afinal, como eu já disse, não há justiça divina para um ateu.

  1. Morte

Um crente não vê problemas em seguir o caminho do “bem” e da “virtude” – afinal, ele terá uma ótima recompensa, no final. Para um crente, não há problema em se explodir numa estação de trem – afinal, depois daquilo, ele terá sete virgens esperando por ele no paraíso. Porém, um ateu não tem recompensa nenhuma para fazer o bem. Obviamente, sem recompensa alguma, fazer o certo se torna bem menos atraente – e um ateu se encontra frequentemente em dúvida sobre se fazer o certo vale a pena. Algo com que os crentes não precisam se preocupar.

  1. Esperança

Sempre que algo dá errado na vida de um crente, ele sempre tem a esperança de que deus está preparando algo melhor para ele. Um ateu, por outro lado, sabe que a tendência das coisas é apenas piorar. Assim, para quem não é ateu, a vida se torna bem mais despreocupada – afinal, para ele, existe alguma força superior cuidando de seu caminho.


E por hoje é só. Boa noite, crianças, escovem bem seus dentes e usem camisinha!

3 comentários:

  1. Nunca serei ateu!
    Sou um católico convicto!
    Nas missas de páscoa e natal, tem óstia ao vinho!

    ResponderExcluir
  2. "agnostico serve?" (por garota aleatoria do cursinho). Aposto que ela nem sabia o que era ser Agnóstico...

    ResponderExcluir