sábado, 19 de junho de 2010

Como fazer: Relatórios

Pois bem.
Não sei se é uma tendência nova ou não, mas nos últimos tempos eu tenho visto uma quantidade excessivamente grande de gente fazendo vlogs pra reclamar das coisas da vida.
Então, como eu sou indie e da contra-cultura, vou parar de reclamar.
Até por que, quanto mais as pessoas dos vlogs reclamam, menos coisa eu tenho pra reclamar, e isso torna meu trabalho mais difícil. E eu abomino trabalho difícil, como vocês sabem.
(Eu abomino trabalho em geral, mas o trabalho difícil é ainda mais abominável.)
Eu vou então usar minha extensa sabedoria (risos) e vivência (mais risos) para ajudar vocês, pobres almas, a fazerem muitas das variadas atividades extremamente complexas da vida cotidiana.

Como eu estou engajado nisso nesse exato momento, vou ensinar vocês a fazer um relatório:

Como fazer um relatório

*Materiais necessários:

-1 (um) experimento, já pronto.

*Modo de preparo:

Então você tem um experimento e precisa transformá-lo em dados científicos, mas não sabe como? Não se preocupe, existem maneiras fáceis de fazê-lo sem necessariamente saber do que você está falando!

Basicamente, existem dois métodos de se fazer um relatório:
1. Honestamente, aprendendo toda a teoria por trás dos fatos e considerando os valores obtidos como certos e invariáveis, ou;
2. Copiando e acoxambrando.

Ambos levam ao mesmo lugar, mas o segundo é substancialmente mais fácil.
Advinha qual eu prefiro?
Para que seu relatório obtenha sucesso, você precisa dominar as duas atividades já mencionadas. Vamos discutir cada uma individualmente.

*Copiar.
A cópia é um dos pilares da filosofia preguiçal. Ela se baseia num simples raciocínio: se alguem já fez algo pra você, por que você deve repetir o esforço? É apenas um gasto de tempo e energia, que como todos sabemos são recursos finitos!
Sabendo disso, vamos aos fundamentos práticos da cópia. Uma cópia eficiente precisa de, principalmente, um bom material a ser copiado. Apenas isso! Como se vê, é algo extremamente fácil! No nosso caso, você pega um relatório já feito e discretamente copia cada letra dele, e pronto, você tem o esqueleto de seu relatório!

Agora, porem, vem a parte difícil: encaixar os dados que você obteve em seu experimento no relatório. Você normalmente não quer copiar os dados do relatório copiado, pois isso resultaria em complicações futuras. Porem, os dados obtidos muitas vezes simplesmente não se encaixam nos resultados que você espera. Qual é a solução?

*Acoxambrar!
A acoxambração é algo inerente ao ser humano. Cada pessoa nasce com a tendência de acoxambrar já profundamente arraigada ao seu ser. Porém, poucos (ou muitos...) são aqueles que aderem completamente à acoxambração e aceitam essa característica básica do homem.
Para acoxambrar, tudo que você precisa são os resultados esperados (você pode consegui-los, por exemplo, a partir do relatório utilizado na parte da cópia, para facilitar seu trabalho). Compare-os rapidamente aos resultados obtidos por você. Ambos são parecidos? Se sim, prossiga com seus cálculos, observando se seus resultados batem. Se não, utilize as técnicas já consagradas pelo grande cientista francês Jean-Pierre de l'Acochambreé:
Pegue seu resultado. Amasse-o. Incinere-o. Jogue-o no lixo. Invente outro. Seja feliz. Dance em volta da fogueira.
E pronto!

Tendo copiado e acochambrado o quanto você pode, agora é uma mera questão de encher linguiça, e pronto! Você tem um relatório perfeito, feito sem desperdício de tempo e energia!


Espero que eu tenha ajudado-os, nobres leitores, na realização dessa complexa tarefa. Boa noite a todos, e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário