quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Propaganda

Existem três coisas no mundo que são completamente incompreensíveis para mim:
A mente das mulheres, a mente dos japoneses, e a mente dos publicitários.

Publicitários são, em geral, donos das ideias mais esdrúxulas conhecidas pelo homem.

Não que eu queira dizer que os publicitários são donos das únicas ideias idiotas do mundo. Especialmente no mundo das artes e do entretenimento, se observam muitas ideias idiotas. Existem muitos filmes idiotas, muitas obras de arte idiotas, muitos programas de televisão idiotas.

Mas o fato é que a proporção de coisas idiotas no mundo da propaganda é MUITO maior que no resto dos lugares.

E como se não bastasse as ideias serem idiotas, elas ainda tendem a ser horrívelmente parecidas.
Parece que o mesmo publicitário com um tijolo no lugar do cérebro faz as mesmas propagandas para marcas diferentes.

Os piores tipos são propagandas de produtos sanitários ou de higiene bucal.
Pra quem nunca viu uma dessas (se é que isso é possível), elas consistem numa pessoa que vê o aconchego e a privacidade do seu lar ser invadido por uma equipe de televisão que a filma conforme uma moça de jaleco com os dentes perfeitamente brancos lhe oferece seu produto, que pode ser um higienizador de vasos sanitários, uma pasta de dentes ou um enxaguante bucal.
E, para minha surpresa, a pessoa, que as vezes é pega até trocando de roupa nesse momento, aceita alegremente a sugestão da moça e dá um sorriso brilhante.

Quando eu vejo uma propaganda dessas, eu não consigo decidir se eu fico mais inconformado com o publicitário que a fez, ou com o chefe dele, que aceitou uma propaganda dessas.

Mas nenhuma delas ganha das propagandas de escovas de dente.
Quem me conhece pessoalmente sabe que eu sou um ardente inimigo de longa data das propagandas de escova de dentes.
As propagandas de escova de dentes se dividem em dois tipos. No primeiro, a escova de dentes é oferecida por um narrador invisível de voz grave e séria, que elogia as propriedades da escova como se estivesse falando da descoberta da fusão atômica. Enquanto isso, uma série de cientistas com jalecos impecavelmente brancos é vista na tela, usando programas de alta tecnologia para criar modelos gigantes de sua escova em telas de plasma enormes, num laboratório que deve deixar a Nasa de queixo caído.
Tudo isso pra que? Pra falar sobre a nova escova de dentes com cerdas anatômicas.
Mas o que realmente me emputece é o segundo tipo.
As escovas de dente falantes.
Me recuso a descrever uma propaganda com escova de dentes falantes. Uma propaganda com escova de dentes falantes é o tipo de coisa que acorda o pequeno assassino psicopata adormecido dentro de mim.
Eu ODEIO propagandas de escova de dentes.

O que me leva a pergunta final:
Como os publicitários tem tais ideias imbecis?

Eu digo, não é como se qualquer zé-ninguem pudesse entrar numa agência de publicidade e falar: "olha, que tal se a gente fizer uma propaganda de escova de dentes e ela, sei lá, falasse?!?" Não, você precisa estudar pra poder falar isso. Você precisa de um diploma pra ter uma ideia imbecil.

Você estuda por quatro anos pra sair de lá e imaginar maneiras inovadoras de fazer uma equipe de televisão entrar no banheiro de alguem e oferecer Listerine pra ela.

...o que diabos alguem aprende durante esses quatro anos?
Como suprimir qualquer pensamento que contenha doses perceptíveis de bom senso?
Como perder completamente a noção do ridículo?

Aguardo respostas.

Um comentário:

  1. eu também odeio a propaganda das gurias do vanish:

    "oh,não eu manchei a calça da mamis!!!11!!"

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